16 de junho de 2015

.



Com o sonho da criação de uma atlética, Iago Macello e Luidgi Almeida ficaram responsáveis pela criação e coordenação inicial da atlética, valendo ressaltar que nunca ninguém tinha tomado essa iniciativa. Eles correram atrás de outras pessoas, sugerindo as funções e divulgando a atlética. No dia 17 de dezembro de 2013 ocorreu a primeira reunião dos membros fundadores da atlética doutrinadores, do curso de direito da UFF Macaé. Membros que estavam no início da faculdade, Luidgi e Davi, ambos no 4º período, Iago Macello estava no 3ºperíodo, Virgínia no 2º período, Gabriel Melo e Amanda acabando de entrar na faculdade, calouros do primeiro período. 


Os membros fundadores tinham o objetivo de criar uma tradição na faculdade, a UFF estava presente na cidade de Macaé há 21 anos, sempre com muita dificuldade, tínhamos o intuito que com a criação da atlética Doutrinadores, pudessemos cativar e representar todos os alunos que passaram e estavam lá presentes. Não sabíamos por onde começar e muito menos qual caminho seguir. 

No começo, foi tudo muito difícil, criar laços com a instituição e divulgar a ideia. Começamos sem saber para onde iríamos. Fizemos um grupo no Facebook para escolhermos o mascote, as cores e o nome da torcida. Não houve votação para o nome da atlética. O nome surgiu de uma conversa entre Iago, Luidgi, Víctor Godinho, Matheus Rama e César Tomás na fila de um restaurante e quase sem querer criaram o nome que hoje carregamos com orgulho, DOUTRINADORES. 

Nossas cores vieram depois de uma votação apertada e por apenas cinco votos de diferença, Iago publicou no grupo: “APÓS VOTAÇÃO, AS CORES SÃO VERDE E BRANCO!” ganhando de vinho e branco, tornando-se nossas cores oficiais. Hoje se fala muito em verde e vermelho no peito, sendo o vermelho nossa terceira cor, usada apenas para os detalhes e arranjos finais.

Para a escolha do nosso mascote também houve uma votação apertada, e com a diferença de sete votos “os patos” saíram derrotados e mais uma vez Iago publicou: “LOBO MAU É O NOSSO MASCOTE, FOI O VENCEDOR DA VOTAÇÃO!!!”

Depois de decidida nossas cores, mascote, nome e a diretoria disposta a participar efetivamente, fomos decidir o logo da atlética, além de dar início aos treinamentos. Amanda se propôs a ficar responsável pela parte de criação e designer. Foi sucesso, não poderia ter pessoa melhor para exercer tal função. Todos nós sabemos que ela foi peça essencial para a solidificação dos doutrinadores. Incansavelmente correu atrás de confecção, estúdios de arte e nos apresentou a proposta de logo que foi amplamente aceita. Hoje, todos nossos uniformes, roupas de torcida e arte gráfica foram graças à dedicação impar dela. Ao total foram 95 casacos, 64 camisas, 39 shorts e três uniformes completos de Futsal masculino, handebol feminino e volei feminino.

Iago é o responsável por marcar os eventos e campeonatos, organizar as festas e entrar em contato com as ligas para nossa inscrição, com muita boa vontade conseguiu fazer a atlética participar de vários eventos pela região e mais recentemente poder participar do maior evento estadual, os Jogos jurídicos. Luidgi fez o estatuto da atlética e posteriormente ficou com a parte administrativa, ajudando no que era necessário.

Virgínia e Davi ficaram responsáveis pela formação das equipes, que inicialmente eram Handebol feminino , futsal e futebol de campo masculino. Durante os treinos, Virgínia contou com a ajuda de João Pedro e Davi com a do Baiano. Igor, como poucos o conhecem, formou uma dupla sem igual com Davi e juntos correram atrás de lugar pra treinar, formação de equipe, treinadores, dando todo o suporte que lhes dispunham para os treinamentos e campeonatos. Virgínia é peça fundamental para a continuação dos esportes femininos, tendo ampliado o número de esportes recentemente e conseguindo dar conta de marcar treinamentos, amistosos e participar de campeonatos.


Gabriel Melo ficou responsável pela bateria e a criação de músicas para animarem a torcida. No começo, não tínhamos verba para a compra dos instrumentos, então ele ajudou a divulgar a atlética na obtenção de lucros por meio de festas. Aqui que vale a menção honrosa à república Vacatio Legis que sempre nos proporcionou espaço para nossos eventos e nos ajudou no que podiam. Gabriel como membro da república e membro fundador da atlética foi peça essencial para o nosso crescimento e divulgação. Gabriel agora pode ficar tranquilo, temos caixa e bateria. Temos certeza que sob a sua liderança teremos muitas músicas e alegrias por parte da bateria e torcida organizada.

Não poderíamos de deixar de agradecer a Escola de Samba Caprichosos de Pilares, o treinador de handebol, o treinador de futebol, o colégio aprovado e o colégio castelo, que nos ajudaram muito durante essa progressão dos Doutrinadores. Hoje em dia é muito mais fácil ter orgulho da UFF-Macaé, sempre sendo uma das maiores delegações nos eventos que comparece, além de ter uma das maiores porcentagens de aprovação da OAB do estado. A UFF FAZ FESTA! A UFF ESTUDA! A UFF ACABA COM VOCÊ! SOMOS DOUTRINADORES ATÉ MORRER!

Nós, DOUTRINADORES, contamos essa breve história, nesses quase dois anos de fundação para toda a comunidade de Macaé entenderem um pouquinho o que passamos e lutamos para chegar onde estamos hoje e ter a certeza de dizer, ISSO É SÓ O COMEÇO. Os membros passam, mas a atlética fica. Queremos que vocês atletas, torcedores e simpatizantes ajudem a construir a nossa história juntos para continuarmos crescendo, se estruturando e dando alegrias e diversões para todos!


Att. Presidência.

Virgínia Ferreira, Amanda Pires, Igor Giuberti, Iago Macello, Gabriel Melo e Luidgi Almeida